O melhor do mundo: ser Mãe!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


O forum é para as futuras mamas, treinantes, para as mamas de primeiro segunda, terceira e mais viagens!!Aqui a intencao é esclarecer duvidas, partilharmos opinioes e aprendermos cada vez mais!!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tudo o que tem de saber antes de engravidar

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 28
Data de inscrição : 09/04/2010
Idade : 36

Tudo o que tem de saber antes de engravidar Empty
MensagemAssunto: Tudo o que tem de saber antes de engravidar   Tudo o que tem de saber antes de engravidar Icon_minitimeSáb Abr 10, 2010 1:46 pm

Está a pensar em ter filhos mas não sabe como planear adequadamente a gravidez.



Antes da própria decisão de engravidar, existem aspectos essenciais que não deve descurar. Damos-lhe algumas dicas úteis para preparar convenientemente a melhor fase da sua vida!

Texto: Cláudia Pinto



A decisão de ter filhos é uma das mais importantes que terá de tomar na sua vida. Pode precisar de algum tempo até se habituar à ideia de ser mãe. Prepare-se convenientemente!

Os cuidados pré-natais são essenciais para uma gravidez saudável e para o desenvolvimento adequado do bebé. Se está a pensar engravidar, evite todos os riscos e marque, o quanto antes, uma consulta pré-natal com o seu médico de família.

Aponte todas as suas dúvidas num caderno e esclareça-as com o especialista mais adequado. Só assim pode evitar futuras complicações e fazer o diagnóstico precoce de algum problema de saúde.

O Centro de Saúde da sua área de residência tem à sua disposição consultas de planeamento familiar. Por outro lado, pode recorrer aos hospitais e maternidades com consultas de ginecologia ou de infertilidade.

A Maternidade Alfredo da Costa é sobejamente conhecida por este tipo de consultas bem como outras maternidades ao longo do país.

Muitos dos problemas de algumas gravidezes poderiam ter sido evitados se a futura mãe tivesse consultado um médico antes da tomada desta decisão. Em simultâneo, recomenda-se que visite o dentista caso a sua última consulta tenha sido realizada há mais de um ano. Ajudará ainda se deixar de fumar e se abandonar o álcool.



Ajuda especializada
Um casal só é considerado infértil depois de dois anos consecutivos de tentativas de engravidar, ou seja, da prática de relações sexuais sem a utilização de qualquer método contraceptivo. Passado esse tempo, recomenda-se que procure ajuda especializada.

No caso da mulher já ter mais de trinta anos, o casal deve tentar ajuda ao fim de um ano.

Por outro lado, se já tem 35 anos e não tiver menstruações regulares, se há tendência para problemas de fertilidade na sua família, se tem alguma lesão ou se já realizou uma cirurgia pélvica ou abdominal, não será de excluir a hipótese de procurar ajuda médica, ao fim de seis meses de tentativas de engravidar.

Esta consulta é essencial para identificar as causas da infertilidade através da realização de exames e entrevistas. São avaliados os antecedentes clínicos de ambos, no que respeita a doenças, cirurgias já realizadas, dificuldades sexuais, estilos de vida do casal, entre outros.

Esta consulta deverá ser posteriormente complementada de exames complementares de diagnóstico, como por exemplo, o equilíbrio hormonal e a análise do esperma.

Proibido entrar em pânico!
Não fique desesperada. Não pense que é o fim do mundo porque o seu caso pode ter solução! Todos os dias, os médicos especializados nesta área atendem centenas de casos de casais inférteis e conseguem resolver os seus problemas.

Enfrente os conselhos médicos e os exames a que terá de se submeter com tranquilidade.

Os pensamentos positivos ajudam muitos doentes a recuperar de algumas patologias, tal como a ajudarão a si a enfrentar a fase de exames essenciais a um diagnóstico adequado e à prevenção de futuras complicações.

Pode haver solução para o seu problema e é nessa ideia que tem de se concentrar. Sem procurar ajuda, estará a colocar em risco futuras complicações numa gravidez tão desejada e programada por si e pelo seu companheiro.

Por outro lado, uma consulta pré-natal pode dar-lhe a notícia de que está tudo bem consigo, o que lhe pode dar imensa serenidade. Nesse caso, pode pedir ao seu médico assistente, alguns conselhos sobre nutrição e exercícios físicos adequados. Resultado? A certeza de que a sua gravidez estará de óptima saúde!

É também importante informar o seu médico se está a tomar alguma medicação que poderá ter de interromper antes da decisão de engravidar.



Tratamentos indicados
Em algumas situações, o casal sai do consultório com a determinação da altura mais adequada para ter relações sexuais, após o estudo do período fértil do ciclo menstrual.

No entanto, outros casos requerem várias formas de tratamento disponíveis, realizadas sempre com o adequado consentimento do casal. O tratamento pode ser farmacológico, através do qual, são regulados os transtornos que possam existir a nível hormonal no homem ou na mulher.

Podem ainda ser utilizadas técnicas cirúrgicas para eliminar algum obstáculo físico que esteja a dificultar o processo de fecundação ou algumas técnicas laboratoriais, como por exemplo, a fertilização in vitro ou a inseminação intra-uterina.

Qualquer que seja a sua situação, procure ajuda com um médico especializado, esclareça as suas dúvidas e saiba de que forma pode promover uma gravidez saudável. Prepare tudo ao pormenor e peça ao seu companheiro para estar presente neste projecto a dois.





DESTAQUES

Os cuidados pré-natais são essenciais para uma gravidez saudável e para o desenvolvimento adequado do bebé

Muitos dos problemas de algumas gravidezes poderiam ter sido evitados se a futura mãe tivesse consultado um médico antes da tomada desta decisão

Recomenda-se que visite o dentista caso a sua última consulta tenha sido realizada há mais de um ano

Se deixar de fumar e se abandonar o álcool, a sua gravidez tem tudo para decorrer da melhor forma possível


fontes: Sapo Familia
Ir para o topo Ir para baixo
https://omelhordomundosermae.forumsactifs.com
 
Tudo o que tem de saber antes de engravidar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tudo sobre o cocó
» Estou a pensar engravidar. Que medidas devo tomar?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
O melhor do mundo: ser Mãe! :: Forum :: Treinantes-
Ir para: